quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Luzia, a guerreira da Educação Ambiental

Por Elissama Menezes

Luzia (á esquerda) trabalhando com Educação Ambiental na Baía de Todos os Santos. 

Dedicada ao trabalho de Educação Ambiental em ONGs e escolas e apaixonada pelo que faz, Luzia, 28 anos, é uma guerreira da família verde que se afastou do grupo há um para ir viver e trabalhar na Ilha de Itaparica.


Luzia sempre contagiou a todos com sua alegria, carisma e espontaneidade. É uma pequena grande mulher que tem no sorriso a principal arma de transformação.

Vamos conhecer, nos inspirar e se encantar com a Guerreira Luzia.

Nome: Luzia Lopes
Idade: 28 anos.
Aniversário: 31 de agosto
Tempo de voluntariado no Greenpeace: 5 anos (1 ano afastada).
Ocupação/profissão: Turismóloga e Consultora em Meio Ambiente e Turismo.
Local atual de residência: Ilha de Itaparica/ Vera Cruz.
Habilidades: Manuais.
Estado Civil: Solteira.
Filhos: Não.
Cor favorita: Azul.
Comida predileta: Comida Baiana.
Dia da semana que mais gosta e porque: Não tenho, não sei, rsrsrs.
Hobby: mergulhar, jogar futebol, ler, rappel, caminhada, cinema, teatro...
Um livro e porque: Senhores do Clima de Tim Flannery. Porque é um livro muito bom falando sobre todos os aspectos das mudanças climáticas. O autor expõe fatos, analisa consequências, desmistifica ideias e exemplifica de modo concreto como essa nova perspectiva do clima afeta a vida em nosso planeta. Os senhores do clima, livro que deu origem a esta versão, já foi publicado em mais de dez países, inclusive no Brasil pela Record. "O livro de Flannery ilumina não só os aspectos históricos, científicos e políticos sobre as mudanças climáticas, mas também as ações que podem ser tomadas por todos para fazer a diferença." 
Um filme e por que: As Aventuras de Sammy, porque é um filme muito bom para qualquer idade e fala de vida de um filhote de tartaruga marinha que enfrenta vários problemas para sobreviver inclusive os causados pelo homem. O Defina natureza (suas palavras, o que vc sente): Beleza e Harmonia, para mim a natureza é o trabalho mais lindo de Deus, tudo que há na natureza se complementa criando um ciclo perfeito.
Um sonho: Conhecer todo Estado da Bahia de cabo a rabo, rsrsrs.
Uma realização: Morar na Ilha de Itaparica e Trabalhar com comunidades tradicionais
Um desejo: Viver em harmonia com o próximo.
Sua causa: A preservação da natureza e consequentemente a preservação do homem.
Se pudesse mudar algo no mundo o que mudaria e por que: O egoísmo do ser humano.
Já plantou uma arvore? qual? Sim, pau-brasil.
O que é ser voluntário para você: Doação.
O que é o amor para você? Desejar e fazer o bem sem olhar a quem.
Defina sustentabilidade segundo seu entendimento: a sustentabilidade surgiu da necessidade de reduzir os impactos causados pela grande indústria para que os recursos naturais utilizados por eles não se extinguissem, na prática isso não é muito utilizado, mas vamos lá! Para mim sustentabilidade é a redução dos impactos ambientais no meio ambiente.
Se pudesse se definir em um poema ou uma música qual seria: “Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta.” Chico Xavier
O que mais importante aconteceu em sua vida: O meu crescimento pessoal e espiritual.
Uma ambição: Fazer a diferença no mundo!
Sua mensagem para o mundo: Que as pessoas antes de fazerem qualquer atividade que seja prejudicial para alguém analisem a causas e consequências.
O que lhe dá forças a continuar a caminhar, a tentar mudar a realidade que enfrentamos hoje? Os olhos alegres, curiosos e satisfeitos das pessoas quando estou no exercício do meu trabalho que é a Educação Ambiental na Baía de Todos os Santos.
O que te levou a ser um voluntário? Desde criança eu já exercia algumas atividades relacionadas ao voluntariado, mas em uma área diferente e desde criança na escola que estudava o velho Jardim de Infância, a relação com a natureza era muito forte e todas as atividades que eram desenvolvidas lá. Um dia ao assistir uma peça cujo titulo “Vidro não é Lixo!” o meu interesse pela preservação do meio ambiente aumentar e desde então eu venho realizando atividades deste tipo e foi em 2007 quando me tornei voluntária do Greenpeace Brasil que a causa pela preservação do meio ambiente se tornou mais forte na minha vida, e hoje a minha área de atuação profissional é essa.
Qual sua religião? Espírita
Faça uma pergunta para o próximo voluntario entrevistado: Você como voluntario (a) o que sugere para melhorar o seu grupo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário