terça-feira, 27 de setembro de 2011

Clean-up day 2011 - Moving Planet

                   No sábado, dia 24, aconteceu o Moving Planet. Organizado pela 350.0rg, várias cidades do Brasil realizaram atividades para lembrar a urgência de uma tomada de decisões para o meio ambiente. Salvador foi uma delas, aqui as atividades começaram cedo, às 8hrs um grupo de ciclistas saiu do Parque de Pituaçu, percorrendo trechos da cidade até chegar na Praia da Penha, na Ribeira, onde às 13hrs começou o nosso Clean-up day, uma grande limpeza de praia. 

                 Foram cerca de 30 pessoas percorrendo toda a Praia da Penha, mais do que a enorme quantidade de lixo retirada das areias e da água (a atividade teve o apoio de mergulhadores) a atividade serviu de exemplo para os banhistas do local, ressaltando a importância de se manter as praias limpas. 




                   A limpeza terminou por voltas das 15hrs, quando todo o lixo foi recolhido e separado em uma lona para posterior descarte.Além do Grupo de voluntários do Greenpeace em Salvador, a 350.0rg contou com outros parceiros: Associação de Moradores da Ribeira, Siga 2, Baiano Fotografia, Águas Abertas(mergulho), Fotógrafos Letícia Melo e Marcus Andrade, videomakers Júlio e Eduardo e diversos voluntários.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Palestra Museu Eugênio Teixeira Leal



                Na última sexta-feira (23/09) o grupo de voluntários do Greenpeace em Salvador realizou, no Museu Eugênio Teixeira Leal, uma palestra para os integrantes do Instituto Nextel e Instituto Bahia Street. A nossa voluntária Elissama encontrou um público bastante receptivo e atento, que ao final da apresentação respondeu todas as perguntas, e sem dúvidas saiu do encontro com um novo olhar sobre a situação do meio ambiente, e sobre o seu papel diante dela.

                O foco da nossa palestra foi a campanha "Deixe as baleias namorarem", que defende uma moratória de petróleo na região do Parque Marinho de Abrolhos, localidade de extrema relevância para o cenário ambiental, de grande biodiversidade e cenário da reprodução das baleias jubarte, espécie considerada vunerável devido à intensa caça que sofreu há 40 anos, antes desta ser proibida.

                Existem dez empresas interessadas em explorar o petróleo na área, entre elas a Petrobras. Os danos da prospecção de petróleo e gás no entorno de Abrolhos seria extremamente danoso para o parque, que abriga o maior banco de corais do Atlântico Sul, fundamental para a manutenção do clima global, além de várias outras espécies que compõem a biodiversidade do parque.
                 Para participar da campanha e "deixar as baleias namorarem", entre em nosso site e assine a petição! Petróleo em Abrolhos não!

            http://www.greenpeace.org/brasil/pt/O-que-fazemos/Clima-e-Energia/Abrolhos/

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Palestra no Salette


Por: Uenderson (Eros) [Re-editado e re-postado]

Na última quinta-feira (15) foi realizado um projeto dos alunos da oitava série do Colégio Nossa Senhora da Salette, aqui em Salvador, sobre desmatamento e reflorestamento. E o Grupo de Voluntários do Greenpeace em Salvador, juntamente com a COPPA (Companhia de Polícia de Proteção Ambiental – Polícia Militar da Bahia), foi convidado para dar uma palestra para os alunos da instituição.

A palestra teve início com a Sgt. Gracinha apresentando asfunções realizadas pela Companhia, dando informações sobre crimes ambientais e exemplificando como o cidadão deve proceder diante de crimes ambientais. Em seguida, seu colega Sgt. Jonathas tomou a palavra e disse como é o dia-a-dia de um policial de Proteção Ambiental.

Depois deles, foi a vez de nossa voluntária Elissama Menezes ter a palavra. De uma forma inteligente e descontraída ela conseguiu atrair a atenção de todos. O assunto da palestra foi reflorestamento. Ela explicou o que de fato é um reflorestamento e como é realizado, como podemos fazer (de forma simples, mas importante), maneiras de termos uma vida sustentável, entre outros. Comentou também um pouco sobre o Código Florestal, e o principal, plantou uma “semente” dentro de cada um para que possam ser mais amigos do meio ambiente possível. Os alunos interagiam com Elissama no decorrer da palestra, o que tornava o mesmo algo interessante.

Queríamos agradecer à diretoria do colégio por mais uma vez estarem abrindo as portas para a gente e, principalmente, aos alunos em geral que foram super atenciosos conosco e estavam dispostos a ouvir tudo atentamente.

Até a próxima!

Entenda mais sobre a reforma no Código Florestal:
http://www.greenpeace.org/brasil/pt/O-que-fazemos/Amazonia/Codigo-Florestal/

......Sgt. Jonathas, Julio, Elissama, Uenderson e Sgt. Gracinha....